Resource

Ratificação da Convenção N.º 102 da OIT

  • Portuguese
Kroum Markov, Maya Stern Plaza, Christina Behrendt, Emmanuelle St-Pierre Guilbault, Victoire Umuhire
2018
4
Download - 338 Kb
Resource cover

Summary (Portuguese)

Esta nota técnica sobre a Convenção N.º 102 da OIT e outras normas de segurança social descreve a importância da ratificação e as vantagens para o desenvolvimento humano dos países.

A Convenção Nº. 102 da OIT, relativa à Segurança Social (Norma Mínima), 1952, foi adotada pela Conferência Internacional do Trabalho da OIT em 28 de junho de 1952 e estabelece uma estrutura de princípios básicos de segurança social nos quais se deve basear qualquer sistema de segurança social de forma a encorajar o desenvolvimento mais amplo de regimes de segurança social.

A Convenção Nº. 102 é de extrema importância para todos os Estados Membros da OIT, uma vez que incorpora uma definição internacionalmente aceite do próprio princípio da segurança social.

É a única Convenção internacional que define os nove ramos clássicos da segurança social e define padrões mínimos nas áreas de crianças/família, maternidade, desemprego, doença, cuidados médicos, deficiência/invalidez, acidentes de trabalho, sobrevivência e velhice.

Brochure / fact sheet 832
29.10.2018