Resource

A COVID-19 e o setor do turismo

  • Portuguese
OIT
2020
Download - 737 Kb

Summary (English)

Tourism is a major driver of jobs and growth. But COVID-19 has dramatically changed this. The impact on tourism enterprises and workers, the majority being young women, is unprecedented. Timely, large-scale and, in particular, coordinated policy efforts both at international and national levels are needed in consultation with governments, employers’ and workers’ representatives, taking into consideration relevant ILO international labour standards.

Summary (Portuguese)

Para um setor com importantes efeitos multiplicadores no emprego em setores relacionados, entre os quais a agricultura, o transporte, o artesanato e o fornecimento de alimentos e bebidas, a pandemia da COVID-19 coloca enormes desafios.

 

A crise da COVID-19 está a ter um impacto devastador na economia mundial e no emprego. Após a propagação do vírus através da região da Ásia e do Pacífico, a COVID-19 propagou-se rapidamente para outras partes do mundo. A atividade económica do turismo foi duramente atingida pelas medidas necessárias para conter a pandemia e em março de 2020, o turismo internacional praticamente parou.Medidas como as restrições às viagens, o cancelamento de voos e o encerramento de empresas de turismo tiveram um impacto imediato e diminuíram significativamente tanto o fornecimento como a procura de serviços de turismo domésticos e internacionais. Os navios de cruzeiro, por exemplo, suspenderam as operações ou foram proibidos de entrar nos portos de diversos países, particularmente na Ásia, no Pacífico e nas Caraíbas. Estima-se que aproximadamente 250 000 membros de tripulação trabalhem em navios de cruzeiro, podendo todos estes ser vulneráveis a lay-offs ou a perda de rendimento à medida que a crise aumenta.

Esta nota orientadora tem como finalidades: (1) apoiar os governos e as organizações de empregadores e de trabalhadores no desenvolvimento de orientações políticas nacionais para um regresso faseado e seguro ao trabalho, e (2) fornecer orientações para a avaliação dos riscos nos local de trabalho e implementação de medidas de prevenção e de proteção de acordo com a hierarquia dos princípios gerais de prevenção.

Report 5181
04.11.2020