Social Protection

Building social protection floors and comprehensive social security systems

RESPOSTAS DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRISE DA COVID-19

A pandemia da COVID-19 representa um grande desafio em matéria de saúde pública e terá sérias repercussões económicas e sociais. Os governos enfrentam um duplo desafio: devem conter a pandemia e, ao mesmo tempo, neutralizar as suas repercussões económicas e sociais.

A proteção social é uma parte indispensável de uma resposta política coordenada para superar a crise em curso, garantindo um acesso efetivo aos cuidados de saúde e, ao mesmo tempo, apoiando a segurança no emprego e dos rendimentos das pessoas mais afetadas. Além disso, a proteção social aumenta a resiliência, ajuda a prevenir a pobreza, o desemprego e a informalidade e age como um poderoso estabilizador económico e social, enquanto estimula a procura agregada não só agora em tempos de crise como no futuro.

A OIT está a fazer esforços redobrados para informar e apoiar os seus constituintes e parceiros de desenvolvimento nos seus esforços para elaborar e implementar medidas de proteção social adaptadas e flexíveis para enfrentar os efeitos sociais e económicos da crise da COVID-19.

Publicações

Notícias da OIT

Ferramentas

Declarações

Vídeos

Ligações

E-Eventos

 

Veja mais: Portal das Respostas de Proteção Social à Crise da COVID-19 em inglês